Fígado: Onde nasce o verdadeiro Equilíbrio Emocional

Fígado: Onde nasce o verdadeiro Equilíbrio Emocional
0 1 de fevereiro de 2015

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o Fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.

Na MTC se diz que o Fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o Rim o é para o homem. Praticamente todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue, sendo o principal órgão envolvido no bloqueio energético do corpo. Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar. Explicando melhor: Quando passamos por eventos na vida tensos ou desagradáveis pode ocorrer um bloqueio energético dentro dos meridianos, e quando isso acontece, instala-se dentro do nosso subconsciente uma emoção negativa ou crença negativa. Exemplos de emoções e crenças negativas: Raiva, culpa, ansiedade, estress, baixa-autoestima, tristeza, depressão, procrastinação, medo, pânico, timidez, insegurança, entre outras.

Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante ou síndrome de pânico. A estagnação do fluxo de energia do fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.

A matéria completa sobre a importância do fígado pode ser lida no nosso site: www.grupounidas.com.br

Posted in Dicas by multcriacoes