Endorfina, o hormônio da felicidade e longevidade

0 1 de fevereiro de 2015

AO SORRIRMOS, ESTIMULAMOS SUA PRODUÇÃO  *Dr. Mário Carabajal – Ph.D.

A energia é uma realidade inquestionável, ela existe em tudo e também nos seres humanos. Cada célula humana armazena entre 40 e 90 mini-voltz. Os bem humorados tem uma maior capacidade de armazenamento de energia e suportam melhor as tensões. Todo os processos psiconeuro e biofisiológicos, mecânicos e extra-corpóreos, sociais, são dependentes de energia. Em todos os momentos, trocas ocorrem, modificando os limiares dos objetos e pessoas sob o nosso raio bioeletromagnético. Quem já não passou frente a um aparelho de televisão, rádio, ou mesmo ao pentear-se, e notou a existência e presença da energia? Nas 1.500 pessoas analisadas, aquelas que tinham um maior senso de humor, energeticamente, polarizavam seus pares. Uma significativa redução nos níveis de estresse – muitos pacientes que queixavam-se de algum tipo de dor, frente ao riso, tinham suas dores minimizadas. Alguns efeitos do riso sobre o organismo: O hormônio do estresse, que é produzido pelas glândulas suprarenais são reduzidos. Com o riso, suas lágrimas passam a ter mais imunoglobulinas, um anticorpo que é a sua primeira linha de defesa contra algumas infecções oculares provocadas por vírus e bactérias. Sua boca também passa a ter mais imunoglobunina, resultando em uma melhor função imunológica. O riso acelera a recuperação de convalescentes e é eficaz no combate a dor. O poder do riso, de ativar a produção de endorfinas, é tão eficiente quanto a acupuntura, o relaxamento, a meditação, os exercícios físicos e a hipnose. O nível de cortisol aumenta de forma nociva durante o estresse, diminuindo significativamente com o riso. A pressão sanguínea aumenta durante o riso e cai abaixo dos níveis de repouso depois.

Há uma redução da tensão muscular depois do riso. Um dos principais fatores que contribui para as doenças ocupacionais, como a Dort – Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, é o excesso de tensão muscular. O ar é expelido em grande velocidade de sus pulmões e de seu corpo quando você dá uma boa gargalhada. Seu corpo todo é oxigenado – inclusive o cérebro. Este fenômeno contribui tanto para que você pense com clareza quanto para uma boa forma aeróbica. O riso possui um efeito antiinflamatório em suas juntas e ossos que contribui para reduzir a inflamação e aliviar a dor em condições artríticas. Durante o estresse, a glândula supra-renal libera corticosteróides que são convertidos em cortisol na corrente sanguínea. Níveis elevados de cortisol têm um efeito imunossupressivo – o riso reduz os níveis de cortisol, protegendo nosso sistema imunológico – o estresse é o elo entre a pressão alta, a tensão muscular, o sistema imunológico enfraquecido, enfarto, diabetes e muitas outras doenças.

Posted in Dicas by multcriacoes